SEMENTES

Bem Vindos!

Sempre pensei que escrever é semear idéias.
Aqui vocês encontrarão as sementes que eu já plantei,
que germinaram, cresceram, deram flores e frutos.

Esse Blog é a semente dos frutos colhidos há muito tempo,
elas dormiram na escuridão por longos anos
e agora
eu estou a semeá-las novamente...,
para germinarem, crescerem, florescerem...
e um dia darem seus frutos.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DEMOCRACIA DE MENTIRINHA



Quarta-feira, 14/7/93

Democracia de mentirinha

BIA BOTANA

A ordem de prisâo contra PC desencadeou a maior crise institucional dos últimos tempos. O comportamento irresponsável, .mesmo que justificável da Polícia Federal representa uma insubordinação inadmissível num órgão, institucional, cuja existência justifica-se pelo conceito protecional que oferece à sociedade para a manutenção da lei e da ordem. As Forças Armadas. a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal são instituições que possuem, no seu âmago, o princípio disciplinar. onde a obediência à ordem hierárquica superior determina o potencial de comando; na prática o saber obedecer é o saber comandar. A presente insubordinação da PF revela a que ponto a subversão se tornou presente na instituição, fruto esta de caos em que caiu o País nos últinros anos e principalmente do desmantelo criminoso sofrido pela PF no período Collor.

A democracia contemporânea teve seu nascimento e desenvolvimento a partir da implantação e implementação do livre comércio na Europa. Da mesma forma que ocorrera, já na antiguidade. o desenvolvimento comercial que resultou em luta de classes: tal dinâmica social se deu e se dá em razão da ascensão constante de uma classe social sobre a outra, devido ao poderio econômico e financeiro também em constante movimento, tornando o fato de o "dinheiro mudar de mãos" um ciclo transformador da própria sociedade capaz de determinar um processo evolutivo heterogêneo onde possibilita às várias camadas sociais adquirirem educação pela necessidade sempre nova de aculturação.

Em razâo do que foi dito acima, é impossível estabelecer-se uma democracia sem que haja liberação econômica, ou melhor, sem que haja uma efervescência comercial, já que a democracia é o resultado do desenvolvimento comercial, pois a demanda de mercado pede o crescimento produtivo, desencadeando toda atividade econômica. O comércio de riquezas  sempre foi o grande instrumento transformador da humanidade e é inegável que foi nele a origem da democracia. Ora, no Brasil o que se conhece é uma falsa democracia. Implantada no final do século passado pelas elites conservadoras interessadas em manter as rédeas do poder, a nossa democracia, desde o seu nascimento, foi castrada, refletindo mais os anseios dos grupos dominantes de modo a estabelecer uma oligarquia velada, eternamente protegida por um arcabouço constitucional para atender-lhe às vontades, em detrimento da verdadeira soberania popular. É preciso esclarecer que o voto, por si só, não configura uma democracia e nem sempre é garantia do direito de escolher um governo. O voto mal usado pode ser tão prejudicial a uma sociedade quanto qualquer regime autoritário, podendo servir a uma ditadura "oculta", e, no caso brasileiro. serve a uma oligarquia.

O desencanto com a promessa de desenvolvimento com a democracia das "diretas-já" fez com que muitos adotassem uma postura temerária frente à lei. E, com o intuito de satisfazer a qualquer custo as expectativas enriquecedoras prometidas, muitos tornaram-se cidadãos corruptos e perderam qualquer senso de cidadania. Os interesses próprios sobrepuseram-se aos interesses nacionais. Essa ausência de um trabalho de toda sociedade para a construção institucional da democracia resultou numa sociedade que possui aversão a si mesma e por isso alimenta-se de um processo que ocasiona sua impiedosa autodestruição. No momento, o que ocorre é que, afastado o "bode expiatório" do comunismo, camadas mais esclarecidas da população começaram a ter mais consciência das virtudes democráticas e dos seus benefícios cívicos. Certas, porém confusas, reivindicam uma situação assegurada pelo direito constitucional, mas que não possuem na prática. O que estamos vendo na PF é o resultado dessa tomada de consciência, que de forma atrabiliária se confronta com a democracia de mentirinha em que vivemos até hoje.

No atual estado das coisas, qualquer historiador sabe qual será o final desse período histórico brasileiro: as elites vigentes favorecerão a repressão, limitarão os direitos democráticos, o que poderá se dar por exemplo com o ressurgimento de decretos-leis, ou AIs (Atos Institucionais), ou até chegar à "fujimorização". Só a recuperação econômica imediata poderá evitar o pior e garantir a democracia. Mas, para isso, o tal jeitinho brasileiro, a roubalheira, precisa acabar. Vocês acreditam em milagre? Entao é melhor começar a rezar...

Bia Botana é analista político

Nenhum comentário:

Postar um comentário