SEMENTES

Bem Vindos!

Sempre pensei que escrever é semear idéias.
Aqui vocês encontrarão as sementes que eu já plantei,
que germinaram, cresceram, deram flores e frutos.

Esse Blog é a semente dos frutos colhidos há muito tempo,
elas dormiram na escuridão por longos anos
e agora
eu estou a semeá-las novamente...,
para germinarem, crescerem, florescerem...
e um dia darem seus frutos.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

OPOSIÇÃO IRRESPONSÁVEL



Quarta-feira, 18/8/93

Oposição irresponsável

BIA BOTANA

Está mais do que na hora de aqueles que se opôem ao governo Itamar Franco pararem para pensar até que ponto suas críticas têm fundamento verídico ou ideológico. O certo é que, em comparação a tempos passados, hoje é possível viver e trabalhar em condiçôes muito mais satisfatórias. Já houve tempos piores, as coisas estão melhorando, apesar de tudo, em especial da viciosa especulação de alguns. A "neura" oposicionista também tem tornado o exercício do Governo difícil. O funcionalismo público - lembrando que em sua maioria filiado ao PT (Partido dos Trabalhadores) - vive o clima de "fim de festa", e não está nem aí para a eficiência do seu trabalho. Por outro lado, não vendo mais razão para esconder suas preferências políticas, dissimuladamente dá vazão a um processo de sabotagem do mecanismo governamental, sem a menor preocupação com as consequências desastrosas que tal açâo pode trazer ao País.

Como se não bastasse, o Congresso tem se revelado um parceiro amargo do Planaito. Em vista das próximas eleições, senadores e deputados estão colocando os interesses pessoais acima dos interesses nacionais. A fogueira de ambições também atinge ministros de Estado e governadores. Os partidos ardem mais de paixão pelo poder do que pela paixão ideológica, esta praticamente inexistente. Dessa maneira, pregadores da democracia articulam um golpe velado contra o governo Itamar em detrimento dos compromissos assumidos com o povo. Assim, flagrando o atual governante em seus erros, esperam construir os degraus que galgarão o poder. Impatriotas, eis o que são tais indivíduos! Só causam repúdio.

A crítica quando construtiva é sempre bem-vinda; de outro modo, é despojada de mérito virtuoso. Dizer, por exemplo, que a designação de verbas aos projetos de proteção à Amazonia e fomentar a militarização da região é pura besteira, pois para militarizar a Amazônia seria necessário todo o contingente efetivo das Forças Armadas, e mesmo assim o índice demográfico contlnuaria baixo.

A recente reunião do Conselho de Defesa Nacional - primeira no governo Itamar e segunda desde a sua criação na Constituição de l988 -, deu ao Presidente a oportunidade de demonstrar uma postura madura ao avocar para si as medidas a serem tomadas em prol da defesa nacional, dando resposta imediata ao risco de intervençâo da ONU manifesto nos primeiros dias de agosto, em Genebra, com a formulação de um projeto que concede autodeterminação aos povos indígenas. Amarrada equivocadamente pela Constituição de 1988, em seu Art. 231, a região Amazônica foi imobilizada sob uma pseudotutela indígena controlada pelo Congresso Nacional, salvo unicamente por decisão presidencial, a qual deve ser respaldada pelo Conselho de Defesa Nacional (Art. 9l). O presidente Itamar Franco, ao afirmar que o controle da Amazônia é de alçada soberana do Brasil", tomou uma decisão internacional firme e livre de equívocos, atitude esta, que nunca foi adotada por seus predecessores, que de uma forma ou de outra sempre usaram a Amazônia como moeda de barganha.


Essa atitude do presidente Itamar demonstrou uma nova disposição, mais decidida e de pleno exeicício de Governo. Resta nos parabenizar tal gesto e fazermos votos de que outros se sigam, de forma a colocar um fim ao tempo de perguntar, a quem não é Governo, o que fazer. Um novo tempo que cale em definitivo a boca da oposição irresponsável. Só assim, assumindo a Presidência em toda sua plenitude, Itamar Franco conseguirá, como pretende, conduzir o país às eleições de 1994, quando todos nós esperamos, por fim, através do voto, "passar o Brasil a limpo". É certo que nós não cairemos no conto do golpe, que em verdade só favoreceria os maus políticos - conhecemos a herança de 1964. Vamos em frente, Presidente, com sorte e perseverança chegaremos lá.

Bia Botana é analista política

Um comentário:

  1. “... se não te apercebes para integrar a Amazônia na tua civilização, ela, mais cedo ou mais tarde, se distanciará, naturalmente, como se desprega um mundo de uma nebulosa – pela expansão centrífuga de seu próprio movimento.”
    (Euclides da Cunha)

    General Rocha Paiva

    ResponderExcluir