SEMENTES

Bem Vindos!

Sempre pensei que escrever é semear idéias.
Aqui vocês encontrarão as sementes que eu já plantei,
que germinaram, cresceram, deram flores e frutos.

Esse Blog é a semente dos frutos colhidos há muito tempo,
elas dormiram na escuridão por longos anos
e agora
eu estou a semeá-las novamente...,
para germinarem, crescerem, florescerem...
e um dia darem seus frutos.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

DENÚNCIAS VAZIAS




Jornal de Brasília

Sexta-feira, 19/11/93

Denúncias Vazias

BIA BOTANA

Há questão de mais ou menos um ano, o líder do PFL, Luiz Eduardo Magalhães, dizia em "petit comité" que ninguém mais teria sossego. Referia-se, o líder, ao motorista Eriberto, que inaugurara o precedente de entregar as artimanhas corruptas de seu patrão. O líder tinha razão, mas o que começa a ocorrer agora beira à insensatez e pode vir a ser temerário.

A última semana que passou em Brasília foi um horror! O assassinato por palavras demonstrou estar na ordem do dia, dando demonstrações de uma virulência de ódios mortais.

Tudo começou quando a "Veja" deu o perfil de uma estranha senhora, que, querendo ou não, até provar ao contrário, é cúmplice das vilanias do seu recém-ex-marido "anão" e corrupto. Em razão de sua atuação, nem tão brilhante, esta senhora foi lançada pelos mais animados como musa da anticorrupção, além de ter conseguido ser candidata para depuuda federal em 94!

Na segunda-feira "Don Cecílio" atacava na "Folha", arrepiando tanto Governo como jornalistas e arrasando a toda poderosa OAS. Era a vez de as empreiteiras acionarem a artilharia.

No dia 9, terça-feira, um poderoso da área da mídia impressa recebia o troco por ser falastrão em jogo pesado: nos fax corria a notícia sensacionalista, com direito a BO e tudo, que premiava o infeliz com um par de chifres escandaloso para ninguém colocar defeito. As "candinhas da corte" (fofoqueiros) ficaram ouriçadas e estéricas, soltando veneno por todos os lados.

Como se já não bastasse, outra figura poderosa dos salões brasilienses, que anda em tempo de clausura e retiro, fez uma rápida "rentrée" na cidade para provar que "vai bem, muito obrigado" e tentar, sem muita eficácia, apagar o fogo dos bisbilheteiros de plantão, que teimam em invadir sua sempre€ alegre privacidade.

Até o nosso discreto presidente Itamar não escapou e sua intolerância com os jornalistas, que não respeitam seu direito de estar só, rende dividendos até hoje, alimentando eternas fofocas de uma presuntiva renúncia, para instabilizar o que já é tão instável. Por sinal, vai uma notícia aos menos informados: a idéia do ministro Canhin de um corpo forte governarnental vai de vento em popa. Os inimigos de Itamar que se cuidem... Querendo ou não, como já disseram, o Presidente pode não fazer muitas promessas, não ter criatividade, nem traçar grandes metas. Mas é certo que ele vai conseguir cumprir as poucas prioridades do seu Governo. Queiram ou não as candinhas, Itamar é esforçado e dos mais honestos presidentes que já tivemos.

Só como título de aviso: o artigo 162 do Código Penal Brasileiro ainda, que se saiba, está em vigor. Versa sobre o direito à privacidade. Maiores informações com o advogado criminalista Paulo José da Costa Jr. Candinhas, se cuidem! Tem lei contra bisbilhotice c divulgação da vida particular alheia sem autorização. Nem sempre os meios justificam os fins, e o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Depois de tanto veneno que anda solto, quem quiser sobreviver, é melhor mandar buscar soro no Butantã  enquanto a justiça da lei não vem.

Bia Botana é analista política e diretora-geral do Cebrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário